ASPECTOS DEMOGRÁFICOS:
•Taxa de Natalidade;
As taxas de natalidade é de 9,76%o; o crescimento demográfico resulta da chegada de imigrantes.
•Taxa de mortalidade;
As taxas de mortalidade é de 8,74%. A esperança média de vida é de 79,07 anos.
ASPECTOS FÍSICOS.:
-Clima: A Áustria está localizada numa zona de clima temperado influenciado pelo Atlântico, com três regiões climáticas diferentes: no Leste, o clima é continental, com pouca precipitação, verões quentes e invernos moderadamente frios; nas regiões alpinas, regista-se elevada precipitação, com verões curtos e invernos longos; no resto do país, o tempo é mais influenciado pelo Atlântico a Oeste e mais continental a Sueste.
-Vegetação: A Áustria oferece uma ampla amostra de vegetação e de fauna. O contraste entre a zona alpina e os vales do Danúbio resulta formoso.
-Relevo: Cerca de 70% da superfície da Áustria é ocupada pela cordilheira dos Alpes, que ali alcança a altitude máxima na parte ocidental. É constituída por duas escarpadas cadeias calcárias, os pré-Alpes setentrionais e meridionais, que contornam um maciço cristalino de componentes mais brandos.
-Hidrografia: O lago de Constança é um lago atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da com a Áustria e a Suíça.O lago de Neusiedl , também conhecido como lago de Fert é o segundo maior lago de estepe na Europa Central e está localizado na fronteira entre Áustria e Hungria. A extensão do lago é de 315 km², dos quais 240 km² estão localizados no território austríaco e 75 km² no território húngaro.
ASPECTOS POLÍTICOS:
-A Áustria é uma república parlamentarista. A Áustria é formada por nove estados federados. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por voto popular direto para um período de seis anos. O chefe de Governo é o chanceler, que dirige o Conselho de Ministros, todos responsáveis diante do Parlamento.
O poder legislativo é exercido pelo parlamento e está dividido em duas câmaras: O Senado e A Câmara dos Deputados.
O poder legislativo é exercido pelo parlamento e está dividido em duas câmaras: O Senado e A Câmara dos Deputados.
ASPECTOS ECONÔMICOS:
- A Áustria é um dos 10 países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita.
Tem uma economia social de mercado bem desenvolvida e um altíssimo padrão de vida. Até a década de 1980, muitas empresas foram estatizadas. Nos últimos anos, entretanto, a privatização diminuiu a participação estatal a um nível comparável a de outras economias europeias. Junto a uma indústria altamente desenvolvida, o turismo internacional é a parte mais importante da economia austríaca. O PIB em 2007 foi de US$ 270 bilhões.
ASPECTOS CULTURAIS.:
- A Áustria foi a terra natal de vários homens e mulheres de cultura, arte, ciência e desporto. Viena, a capital, é desde o século XVIII um dos mais importantes centros culturais europeus e mundiais.
- A Austria, tal como vários países, dispõem de uma vasta tradição popular. Uma das que mais se destaca é o folclore tirolês. Tal como o seu nome indica, tem origem na província de Tirol junto aos Alpes. A região sofreu influências de vários povos que hoje formam este povo. A antiga Gália Cisalpina dos Celtas que foi incorporada ao Império Romano em 201 a.C.; com as invasões germânicas entre os primeiros séculos depois da vinda de Cristo, esta região recebeu os povos vindos do Norte da Europa. Todas estas influências culturais mais as que foram acrescentadas com o passar dos anos até hoje, deu origem ao folclore regional tirolês caracterizado pelo uso, por parte do sexo masculino, de coletes de cores vivas, geralmente o vermelho, um cinto austríaco, um chapéu com uma pena e meias de linho. Na parte musical, temos o acordeão, clarinete e trompete como instrumentos principais. Actualmente existem vários grupos que tem na sua variante musical o tirolês como o grupo Zellberg Buam, Maria & Margot Hellwig, Hansi Hinterseer entre outros.
ASPECTOS HISTÓRICOS.:
- Na pré-história, a terra da Europa Central atualmente correspondente à Áustria foi ocupada antes da romanização por diversas tribos celtas. Foi habitada inicialmente por ilírios, aos quais posteriormente se juntariam os celtas provenientes do norte. O reino celta de Noricum foi reivindicado pelo Império Romano como província. Do ano 15 a. C. em diante, tornou-se uma província do Império Romano.
Na queda do Império (século IV), povos bárbaros incluindo hunos, godos, lombardos e vândalos cruzaram a fronteira em diversas ocasiões. Depois da queda do Império Romano, a região foi invadida por bávaros, eslavos e ávaros.
Na queda do Império (século IV), povos bárbaros incluindo hunos, godos, lombardos e vândalos cruzaram a fronteira em diversas ocasiões. Depois da queda do Império Romano, a região foi invadida por bávaros, eslavos e ávaros.
- Durante o período das grandes migrações, os eslavos se transferiram para os Alpes quando teve início a expansão dos ávaros no século VII, misturando-se com a população celto-românica, e estabeleceram o reino da Caríntia, que incluía grande parte do atual território austríaco oriental e central. Enquanto isso, a tribo gerânica dos bávaros ocupara o oeste da região durante os séculox V e VI, assim como na Baviera. Estes grupos se misturaram com a população retorromana.
- Sob a pressão dos ávaros, a Caríntia perdeu sua independência para a Baviera em 745 e se tornou um margraviato. Durante os séculos seguintes, os assentamentos bávaros cruzaram a região que vai desde o Danúbio até a região dos Alpes, processo pleo qual a Áustria se tornou um país de fala alemã até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário