quarta-feira, 20 de maio de 2009

África do Sul.

A África do Sul, como o próprio nome indica, é o país mais meridional de África, ocupando toda a ponta sul do continente entre o oceano Atlântico e o oceano Índico. Limita-se.':



- A norte: Namíbia, Botsuana e Zimbabwe.



- A leste: Moçambique e Suazilândia.





ÁFRICA DO SUL.:





ASPECTOS FÍSICOS.:

- Clima: O clima na África do Sul em geral é semi-árido, subtropical na costa oriental dias solarengos e noites frescas. O Trópico de Capricórnio atravessa a Província do Limpopo. O ponto mais meridional de África é o cabo das Agulhas na província do Cabo Ocidental. No país há secas prolongadas.



- Relevo: O relevo sul-africano é marcado predominantemente pela cadeia montanhosa Drakensberg que, com picos que excedem 3.000 metros, provoca, juntamente com as correntes oceânicas, uma grande variação no clima, que vai desde o temperado até o desértico, passando, inclusive, pelo tropical em algumas regiões, surpreendendo, assim, os visitantes, que esperam sempre encontrar temperaturas escaldantes!



- Hidrografia: O continente africano tem alguns dos rios mais extensos e volumosos do mundo, como o Rio Nilo com mais de 6500 km de extensão (o primeiro ou o segundo maior do mundo consoante o critério), o Níger, o Congo (ou Zaire), o Zambeze, o Limpopo, o Orange, entre outros. A África conta ainda com grandes lagos: o Lago Vitória, o Lago Alberto ou o Lago Niassa são dos mais extensos e conhecidos.



- Vegetação: Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).



ASPECTOS DEMOGRÁFICOS.:


- A taxa de natalidade é de 18,87%

-A taxa de mortalidade é de 18,42%

-Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,684



ASPECTOS ECONÔMICOS.:


-A África do Sul tem uma economia de mercado que se baseia nos serviços, na indústria, na exploração mineradora e na agricultura. É a nação mais rica e industrializada do continente africano.
As principais riquezas do país encontram-se sobretudo nos recursos minerais, como o carvão, o cobre, o manganês, o ouro, a cromita, o urânio, o ferro e os diamantes. No entanto, a exploração de minérios é liderada pela extracção do ouro.

-Em nível agrícola, a terra cultivada representa 1/10 da área total do país, que assim se constitui em grande exportador de produtos alimentares.

-Os principais parceiros comerciais da África do Sul são os Estados Unidos da América, a Itália, o Japão, a Alemanha, a Holanda, o Brasil e o Reino Unido.
A África do Sul apresenta o safari pela savana africana como um dos seus principais destinos, mas outros atrativos como parques nacionais, turismo de negócios e veraneio no litoral (ex. Cidade do Cabo, Durban, Port Elizabeth, entre outros), complementam a oferta de destinos do setor turístico



ASPECTOS POLÍTICOS.:


-O governo sul-africano funciona segundo um sistema parlamentar, se bem que o Presidente da África do Sul seja ao mesmo tempo chefe de estado e chefe de governo. O presidente é eleito numa sessão conjunta do parlamento• bicameral, que consiste de uma Assembléia Nacional (National Assembly), ou câmara baixa, e um Conselho Nacional de Províncias (National Council of Provinces, NCoP), ou câmara alta.

-A Assembléia Nacional tem 400 membros, eleitos em representação proporcional. O Conselho Nacional de Províncias, que substituiu o senado em 1997, é composto por 90 membros representando cada uma das nove províncias da África do Sul, além das grandes cidades.
Cada província da África do Sul tem uma Legislatura Provincial unicameral e um Conselho Executivo liderado por um "primeiro-ministro" (premier).

-Personalidades importantes na política:
•Shaka Zulu, soberano na nação zulú.
•Nelson Mandela, líder revolucionário e primeiro presidente negro.
•Frederik De Klerk, Presidente sudafricano que libertou Mandela e acabou com a Apartheid.
•Desmond Tutu, clérigo e pacifista (Prémio Nobel da Paz em 1984).



ASPECTOS CULTURAIS.:


- Não existe uma única cultura da África do Sul devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.

- A minoria branca tem um estilo de vida que é em muitos aspectos semelhante aos estilos de vida da Europa Ocidental, América do Norte e Australásia. A inimizade histórica entre os brancos de língua afrikaans e de língua inglesa deu lugar a gracejos puramente amigáveis.

- Apesar de terem sofrido muita descriminação durante o apartheid, os mulatos tendem a relacionar-se mais com a cultura branca sul-africana do que com a negra, em particular a comunidade de língua afrikaans, cuja língua e crenças religiosas são semelhantes ou idênticas às dos bôeres brancos. Uma pequena minoria de "mulatos", conhecidos como malaios do Cabo, são muçulmanos.

- Os asiáticos, predominantemente de origem indiana, preservam a sua própria herança cultural, línguas e crenças religiosas, professando ou o hinduísmo ou o islão sunita, e falando inglês, com línguas indianas como o Telugu ou o Gujarati a ser faladas com menos frequência. Existe uma comunidade chinesa bastante mais pequena, se bem que o seu número tenha vindo a crescer devido á imigração de Taiwan.



ASPECTOS HISTÓRICOS.:


- Os primeiros navegadores europeus, portugueses principalmente, chegaram à África do Sul no século XV. Diogo Cão alcançou a costa sul-africana em 1485 e em 1488 foi a vez de Bartolomeu Dias.

- No século XVII inicia-se a ocupação permanente da região do Cabo da Boa Esperança pelos holandeses. Em 1909, a união das colónias britânicas de Cabo, Natal, Transval e Orange River origina a nação da África do Sul.

- De 1948 a 1993/1994, a estrutura política e social é baseada no apartheid, o sistema legalizado de discriminação racil que manteve o domínio da minoria branca nos campos político, económico e social.

- Em 1983, é adotada uma nova constituição que garante uma política de direitos limitados às minorias asiáticas, mas continua a excluir os negros do exercício dos direitos políticos e civis. A maioria negra, portanto, não tem direito de voto nem representação parlamentar. O partido branco dominante, durante a era do apartheid, é o Partido Nacional, enquanto a principal organização política negra é o Congresso Nacional Africano (ANC), que durante quase 50 anos foi considerado ilegal.

- Mais tarde, em 1990, sob a liderança do presidente F. W. de Klerk, o governo sul-africano começa a desmantelar o sistema do apartheid, libertando Nelson Mandela, líder do ANC, e aceitando legalizar esta organização, bem como outras antiapartheid.
Os passos seguintes no sentido da união nacional são dados em 1991. A abertura das negociações entre os representantes de todas as comunidades, com o objetivo de elaborar uma Constituição democrática, marca o fim de uma época na África do Sul.

4 comentários:

  1. muito bom esse conteudo esta muito completo vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! esse artigo me foi muito util para um trabalho de escola!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu, me ajudou muito, você não tem noção (6)

    ResponderExcluir
  4. Melhor site sobre aspectos da Africa do Sul, tá de parabéns !

    ResponderExcluir